Página Principal  Serviços  NAP  Atividades

Aumentar(+)   Diminuir(-)
NAP - Núcleo de Apoio ao Professor Contra a Violência

Nesta página você pode acompanhar a repercussão das atividades do NAP bem como ter acesso aos materiais apresentados pelo palestrantes.

2014

AGOSTO/2014

9º Roda de conversas debaterá com especialistas "O professor nas redes sociais".

2013

JUNHO/2013

Painel reuniu especialistas, em Porto Alegre, para debater o uso de câmeras de vigilância em sala de aula e o processo educativo.

2012

SETEMBRO/2012

Roda de Conversas debate autoridade do professor

ABRIL/2012

NAP reúne com Promotora de Educação de Porto Alegre

NAP debate a docência no discurso dos professores dia 25 de abril

2011

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES 2011

Rodas de Conversa, em parceria com o Instituto APPOA, encontro para discussões de situações de conflito no trabalho docente. Serão realizadas em maio, agosto, setembro e dezembro;

Encontro de Professor, aberto para a participação de interessados. O primeiro encontro será em maio na sede do Sinpro/RS; o tema será assédio moral e contará com a presença de representante do Ministério Público do Trabalho e psicanalista da Associação Psicanalítica de Porto Alegre- APPOA; outros Encontros deverão acontecer em junho, agosto e outubro;

• Atendimentos da APPOA aos professores em situação de vulnerabilidade emocional;

• Encaminhamento de ações trabalhistas, criminais e no MPT nas Regionaisdo NAP, quando demandado;

• Atividades em duas Regionais do Sinpro/RS.

Maiores detalhes das atividades serão divulgados pelo site do Sinpro/RS, Jornal Extra Classe e newsletter.

2010

OUTUBRO/2010

Rodas de Conversa - Autoridade do professor foi tema de primeiro debate

PROJETO RODAS DE CONVERSA

O Projeto Rodas de Conversa, lançado em outubro de 2010, consiste em encontros mensais de professores com uma equipe multidisciplinar integrada e profissionais da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA), para tratar sobre as situações de violência contra os professores nas escolas da rede privada.

O projeto integra uma série de atividades que visam dar atendimento aos professores vítimas de violência no ensino privado gaúcho, além de promover ações de prevenção e de valorização do docente. Uma média de 20 professores por mês tem procurado atendimento no NAP, relatando agressões implícitas ou explícitas no ambiente escolar. Frequentemente docentes afirmam estar expostos a situações de violência que se expressa desde o desrespeito por parte dos alunos até a desconstituição da sua autoridade pelas direções, muitas vezes provocada pela compreensão equivocada de que o aluno é cliente.

2008

SETEMBRO/2008


CONVERSAS CRUZADAS
A solidão do professor contra a violência

A diretora Cecília Farias, do Sinpro/RS, participou como convidada do programa Conversas Cruzadas da TVCOM/RBSTV, que foi ao ar no dia 25 de setembro e reprisado às 8h45min da manhã seguinte. O tema do debate comandado pelo apresentador Lasier Martins foi O maior rigor com alunos indisciplinados.

Saiba mais e assista o programa

JULHO/2008

Palestra NAP no Colégio Senhor Bom Jesus

A Diretora do Sinpro/RS e representante do NAP – Núcleo de Apoio ao Professor Contra a Violência, Professora Fátima Ali, fará palestra sobre como lidar com atos violentos dentro do ambiente escolar, no Colégio Senhor Bom Jesus, dia 24 de julho, às 19h, no salão de eventos da instituição. A estrada é franca e estão convidados professores e a comunidade em geral.

JUNHO/2008

O NAP – Núcleo de Apoio ao Professor contra a Violência realizou na quarta-feira, 11 de junho, palestra proferida pela Dra. Eliete Matias Rodrigues, Delegada do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (DECA). Com o tema Cuidando quem cuida, Eliete orientou os professores em relação ao encaminhamento de crianças e adolescentes ao DECA. A Delegada também chamou a atenção dos professores sobre artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e seus desdobramentos.

Fotos: René Cabrales  
Encontro de professores do NAP
Encontro de professores do NAP
Encontro de professores do NAP
Encontro de professores do NAP

MAIO/2008

No dia 07 de maio, o NAP – Núcleo de Apoio ao Professor contra a Violência promoveu debate sobre a Violência Simbólica, com palestra da Professora Fátima Ali. A conversa com os professores teve como centro as situações pelas quais passam os professores que, muitas vezes, não são visíveis, mas que causam sofrimento aos docentes.


Voltar   Imprimir

Sinpro/RS - Av. João Pessoa, 919 - Farroupilha - CEP 90040-000 - Porto Alegre - RS - Fone (51) 4009 2900 - Fax (51) 4009 2917 - Filiado a CUT, Contee e Fetee/SUL

© Copyright 2006 - 2017, Sinpro/RS - Todos os direitos reservados.